quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Poliomielite

Causa da doença

 A Poliomielite, também conhecida como Paralisia infantil, é uma doença causada por um vírus denominado Enterovirus poliovirus.


Transmissão 

A transmissão desta doença ocorre através de contato direto com as fezes (via fecal) ou gotículas expelidas pela boca da pessoa infectada (via oral) e também por digestão de alimentos contaminados.



Sintomas 

Na maioria dos casos, pessoas infectadas não se sentem doentes. Algumas vezes o vírus pode causar sintomas parecidos com os da gripe pode alguns dias ou uma combinação de febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, corpo dolorido, náusea, vômito, diarréia ou constipação, e dor de garganta. Em aproximadamente 4% dos casos, a poliomielite causa meningite, uma infecção nos revestimentos do cérebro. Em menos de 1% dos casos de poliomielite há paralisia que torna difícil mover um ou ambos os braços e pernas, e mais raramente, os músculos respiratórios.



Tratamento

A poliomielite não tem tratamento específico. A doença deve ser evitada tanto através da vacinação contra poliomielite como de medidas preventivas contra doenças transmitidas por contaminação fecal de água e alimentos.



Prevenção 

A melhor forma de prevenir esta doença é a prevenção através da vacinação. A vacina contra a Poliomielite é a VPO-Sabin e deve ser tomada por todas as crianças sendo que a primeira dose deve ser tomada aos 2 meses, a segunda dose aos 4 meses, a terceira dose aos 6 meses, e, após este período, um reforço aos 15 meses.
Além disso, devemos lavar rigorosamente os alimentos a que serão ingeridos crus, evitar piscinas coletivas, ferver água para consumo e desinfetar os vasos sanitários.






Hanseníase


Causa da Doença

A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae.


Transmissão 

Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior em meio às secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.




Sintomas 


Seus principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque, áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular.



Tratamento

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde do SUS e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico.

Prevenção 

Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida ocorrerá à cura. Outra medida preventiva é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença.












Histoplasmose

Causa da doença 

A histoplasmose é uma doença causada pelo fungo Histoplasma capsulatum.


Transmissão

A histoplasmose é causada por um fungo amplamente disperso no solo rico em fezes de morcegos e de aves que habitam esses lugares e é contraída quando a pessoa inala esse material suspenso no ar, que levanta do chão quando alguém pisa no local ou tem algum contato com eles.


Sintomas

Esta doença causa febre, que pode durar alguns dias, e tende à cura espontânea. O paciente pode apresentar também: dor de cabeça, dor torácica, tosse seca, falta de ar, fraqueza, falte de apetite e dor no corpo.




Tratamento

Medicamentos anti-fungos são usados para tratar casos graves de histoplasmose aguda e todos os casos crônicos e sua forma disseminada. Casos leves de histoplasmose geralmente são curados sem tratamento.


Prevenção 

Para a sua prevenção é necessário o uso de máscaras adequadas e a visita a grutas e cavernas deve ser feita na companhia de profissionais capacitados para estes passeios.
Outro cuidado importante deve-se ter em locais como pombais, galinheiros e mesmo prédios urbanos que podem ser habitat de pombos e morcegos. Antes de entrar nesses locais deve-se limpá-los jogando água para poder remover a poeira sem inalá-la e preferencialmente usando máscara.











Toxoplasmose





Causa da doença 

A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii.


Transmissão

A transmissão se dá por contato com animais domésticos- principalmente gatos- ou por suas fezes. As fezes do gato podem conter cistos (formas resistentes) do parasita, que são disseminados por animais, como moscas e baratas. As pessoas adquirem a doença quando ingerem diretamente o cisto ou carne malcozida que o contenha e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma, por terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros ou material contaminado por elas mesmas.
A toxoplasmose pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não se transmite de uma pessoa para outra.


Sintomas

Os sintomas da doença são: presença de ínguas, geralmente no pescoço, febre, dores musculares e articulares, comprometimento da visão, dor de cabeça e garganta e manchas pequenas e vermelhas pelo corpo.





Tratamento

A necessidade e o tempo de tratamento serão determinados pelas manifestações, locais de acometimento e principalmente estado imunológico da pessoa que está doente.


Prevenção 

Evite contato com fezes de animais, especialmente de gatos ou outros felinos, tenha cuidado com a higiene das mãos e dos utensílios de cozinha quando estiver lidando com alimentos, não coma carne mal passadas nem vegetais mal lavados e não se descuide do acompanhamento pré-natal, se você estiver grávida, pois em mulheres grávidas, o protozoário pode atingir o feto, provocando-lhe cegueira, deficiência mental e até mesmo a morte.